Rappel

03-04-1995

Palavra Francesa que tem alguns significados diferentes entre os quais: trazer, voltar e recuperar.
Referindo-se a escalada, seria a recuperação da corda durante subida e descida. Em vários lugares
do mundo pessoas tecem comentários errôneos sobre suas técnicas, atividades que são diferenciadas
de acordo com suas atribuições e finalidades.
Algumas pessoas acham que estão praticando rapel ao pendurar-se em pontes, prédio,
viadutos e descidas de cachoeiras.

Infelizmente tragédias tem tirado sossego de muitas famílias brasileiras. Seus jovens são atraídos por propagandas enganosas e falsários de plantão que tem como finalidade vender uma atividade extremamente perigosa através do simples ato de descer.

Nas instituições públicas Governamentais e Federais a técnica vertical em corda tem suas atribuições, finalidades, objetivos e métodos exercidos para realizar resgates e intervenções policiais. No Brasil o rapel chegou como uma "febre" no ano de 2000, o que deturpou a sua finalidade no mundo da escalada. Centenas de vidas foram salvas através desta técnica utilizada pelo CGOA (Coordenadoria Geral de Operações Aéreas) nas operações policiais como o resgate de montanhistas, praticantes de asa delta e outras atividades de aventura.

Não podemos misturar atividade feita por amadores, curiosos, falsos instrutores e guias que se nomeiam por conta própria, de um dia para outro, através apenas da prática e de algumas orientações recebidas, achando que experiência e informações na internet são sinônimos de conhecimento suficiente. Estas pessoas esquecem que aprendendo com vícios e erros, podem levar a morte. Não podemos comparar essas irresponsabilidades com homens preparados e especializados para atividade da TÉCNICA VERTICAL EM CORDA.

Espeleologia: divisão da geologia que estuda as grutas e cavernas naturais
Canyoning: consiste em seguir o curso de água ultrapassando cascatas lagoas, caminhada, escalada e rapel.
Escalada: consiste em subir ao topo de montanha ou rochas íngremes, usando equipamentos adequados (Alpinismo e Montanhismo).

No século XVI já utilizavam “A TECNICA VERTICAL EM CORDA” pelos piratas que saqueavam barcos se lançando em cordas através de uma série de procedimentos e condutas.

É preciso estar preparado psicológica, física e técnicamente. Esta atividade proporciona uma perda de energia potencial gravitacional de maneira controlada, na passagem de um corpo na vertical ou oblíquo, entre dois ou mais níveis de altura, onde a ação da gravidade é superada e controlada pela técnica e prazer.

No Brasil o estado do Rio de Janeiro é pioneiro desde 1971 nas instituições públicas, transformando simples descidas em grandes salvamentos e intervenções.

Não poderíamos deixar de relatar o surgimento da escalada, nos Alpes, depois da conquista do Mont Blanc, em 1786, por Jacques Balmat e pelo Doutor Paccard.

Em seguida deu-se início a técnica do rappel em 1879 por Jean Charlet-Stranton e seus companheiros Prosper Payot e Frederic Folliguet. Existem outras versões e segredos para o surgimento desta arte, que encanta a todos através da magia da emoção e da adrenalina.