Locais de Risco

Cachoeira do Tabuleiro: Gostaríamos de parabenizar a prefeitura Conceição de Mato Dentro pela proibição do rapel neste local, não só pela altura, mas por todo o processo que envolve, a saída até chegada do evento.

Ficamos tristes mas não temos outra opção a não ser apoiar a prefeitura. Pois qualquer tipo de acidente naquela região onde envolva socorro imediato será problemático. Este local já foi palco de acidentes que por pouco não viraram tragédias se não fosse o socorro imediato tomado por moradores. Até helicóptero foi necessário a esta missão
Não podemos deixar um lugar lindo como aquele virar um local conhecido como a cachoeira da morte. Como profissionais e esportistas esperamos que compreendam a proibição. (foto) Felipe na Cachoeira do Tabuleiro. Atualmente foi liberado a prática da atividade em descidas naquele local e nossa previsão é que se começarem atuar naqquela região na divulgação da técnica vertical em corda e outras atividades, será questão de tempo para o primeiro acidente fatal. 

Pão de Açúcar - No passado, haviam sido relatados vários acidentes, incluindo fatais, criados por pessoas despreparadas e desinformadas a respeito da escalada no Pão de Açúcar, numa via onde encontrava-se um cabo de aço que vai até o topo da montanha, próximo a Via dos Italianos. Mediante a toda esta situação os escaladores do Rio de Janeiro removeram parte deste cabo tendo acesso somente através da escalada. O mesmo está acontecendo com o costão do Pão de Açúcar, onde o acesso aparentemente é fácil, porém ao chegar em um certo trecho, é primordial o conhecimento da escalada. Neste mesmo local já foram registrados alguns acidentes, onde o turista sobe e se perde. Ao tentar retornar encontra-se em uma verdadeira cilada, causada por sua imprudência.

Pedra da Tartaruga - Lugar que você terá que fazer uma longa caminhada de sobe e desce para chegar no rapel. No local existem vários grampos, que prejudicam a natureza e tornam o mesmo perigoso para o deslocamento do esportista. Na hora do retorno é preciso atenção, pois fica um pequeno espaço para subir ao lado de um precipício e você precisará de uma segunda corda para a sua segurança. Não esqueça de levar protetor solar e água.

Estrada das Canoas - Em São Conrado, onde se realiza rapel, muitas das partes da grade estão comprometidas com ferrugens e fora os assaltos que acontecem. A sua atenção tem que ser redobrada.

Esqueleto de São Conrado - Prédio abandonado. Local proibido judicialmente pela 5º Vara Cívil. O local é perigoso devido ser um local ermo, a estrutura de prédio de uma certa forma esta comprometida, além dos assaltos. Este local é palco de grandes tragédias.

Alto da Boa Vista - Na floresta da tijuca a grade é bastante comprometida para a pratica do rapel. Por isso foi proibido o rapel no ano de 2003.

Viaduto da Barra - No interior do túnel sentido Barra/São Conrado.
Grupos se aventuram na prática do rapel, se espondo nas vias públicas.

Cachoeira de Muriqui - Uma beleza de 45 metros de altura, que esconde seus segredos, sendo um deles as quinas que ficam escondidas atrás da queda d'água, comprometendo de forma indiscutível as cordas. Local de grandes tragédias, onde jovens e curiosos atraídos pela beleza natural, despencaram da cachoeira pela falta de informação.